Rio Ribeira de Iguape no samba-enredo de Thaís Salgado

 A música é uma ponte poderosa entre a memória e a criação, e a professora e diretora da Academia Serenarte, Thaís Salgado, demonstra isso com maestria em sua obra. Vencedora do prêmio Célio Nori, da Secretaria de Cultura de Santos,  Thaís compôs " Guaraype é meu nome",  um samba-enredo de caráter autoral, cuja narrativa musical é verdadeira tapeçaria de histórias, paisagens e culturas que se entrelaçam no Rio Ribeira de Iguape.

O Rio Ribeira, um dos mais importantes rios do estado de São Paulo, é o coração desta composição. Thaís Salgado transformou sua geografia em melodia, evocando em suas letras os elementos da paisagem natural que definem a região. O samba-enredo faz uma reflexão evocando as  águas do rio, onde mitos e referências históricas ganham vida. É uma ode poética que celebra a alma do Vale do Ribeira.

A composição é rica em detalhes e  evoca elementos da paisagem natural, mitos e referências históricas ligadas à região, incluindo a presença dos povos guaranis, comunidades quilombolas e demais culturas tradicionais que se desenvolveram às margens do rio e que moldaram a identidade da região. 

As estrofes ressoam com a presença ancestral dos povos guaranis, dos quais a música capta a sabedoria e a conexão com a natureza. 

Além da letra : O samba-enredo em sua construção dramatúrgica, é uma sequência de versos em uma narrativa fluida, que articula melodia e cenas líricas para contar uma história.  Em entrevista para a TV  Tribuna de Santos, a autora destaca: 

A obra propõe uma nova leitura sobre a "geografia afetiva",  cenário que envolve do Rio Ribeira de Iguape, unindo os valores  da tradição com a leveza da criação artística.

É uma prova de que a arte, em suas múltiplas formas, pode ser uma ferramenta de resgate e valorização cultural, que celebra as raízes sem deixar de olhar para o futuro.

A composição de Thais Salgado é um convite para mergulhar nas águas do Ribeira, sentir sua história e se conectar com a rica herança que pulsa em suas margens.

Acesse o vídeo abaixo e conheça o Samba-enredo "Guaraype é meu nome"