História da Academia Serenarte - 2000

Apaixonada por artes, música e literatura, a professora de matemática,  educadora, pintora e compositora Horminda de Arruda Moura Salgado idealizou, e criou no ano de 2000, a Academia Serenarte.  

A história da criação da Academia de Artes, Letras e Música pela professora Horminda é um testemunho do poder transformador da paixão pela cultura e educação. 

Professora do grupo escolar "Francisco Manuel", na cidade de Registro,  onde lecionou por mais de 30 anos, Horminda  teve a ideia de destinar uma propriedade sua que utilizava como seu atelier de pintura, para ser palco de encontros de saraus e exposições e a sede da Academia, transformando-a em uma casa de cultura. Foi ali que foi criada a Academia Serenarte - Academia de Artes, Letras e Música. 
Ali ela e outras professoras começaram a ministrar cursos de artes, matemática e literatura, proporcionando instrução e conhecimento para inúmeras pessoas ao longo dos anos. 


Em 2002, fundou o Grupo Serenarte, um conjunto de serestas e serenatas que encantavam a todos com sua música pura, sem a necessidade de caixas amplificadoras ou microfones. 

Horminda criou esse grupo movida por sua profunda adoração pelas serestas e serenatas, transformando a academia em um ponto de encontro para artistas e educadores.


Suas filhas, Thaís Salgado e  Emília Andréa Salgado, atualmente diretoras da Academia, continuaram o legado deixado pela mãe. 

Hoje, a Academia também é uma editora responsável pela publicação da Revista Serenarte, revista especializada em artes e cultura, e pela edição de livros sobre diferentes temas. 

Professora Horminda deixou sua marca na educação, na cultura e na arte. Nos presenteou com a Academia Serenarte, um recanto de inspiração.






 

 

Pages